SONO E SAÚDE
A relação do sono com a saúde nunca foi tão estudada como atualmente e cada vez mais, os benefícios de uma noite bem dormida são exaltados por especialistas. Pesquisadores de Harvard destacam a importância do sono para a memória, já estudiosos da Universidade de Chicago demonstram que as alterações do sono causam pouca secreção de alguns hormônios, o que provoca a obesidade. Estes e outros problemas podem ser causados apenas por uma noite mal dormida.
De acordo com pesquisas da OMS (Organização Mundial da Saúde), stress, fadiga, insônia, má circulação e problemas na coluna são os principais males sofridos pela população mundial.
Muitos destes infortúnios são causados pela vida sedentária, agitação diária e rotina estressante, males cada vez mais comuns decorrentes dos tempos modernos.
A partir desta questão, surge a dúvida. Como combater estes problemas sem alterarmos nosso modo de vida atual?
A OMS aponta 3 fatores principais para levarmos uma vida saudável:
- Alimentação balanceada
- Exercícios físicos regulares
- Repouso adequado
Sendo assim, para alcançarmos uma qualidade de vida em um padrão minimamente aceitável precisamos realizar, de alguma forma, estas 3 atividades.
Neste artigo vamos considerar o terceiro ponto Repouso Adequado, notamos que 50% da população mundial sofre de insônia, outras tantas dormem, mas não alcançam o repouso adequado. Daí a importância de um colchão de qualidade que possibilite um sono realmente reparador e que nos deixe preparados para nossas atividade diárias.
Atualmente, o sono tem sido objeto frequente de estudos pelas mais diversas áreas da medicina, ficando cada vez mais evidente sua importância para a saúde.
Entenda como está a qualidade do seu sono:
1) Qual é a importância do sono para a sua saúde?
- Muitos médicos acreditam que o sono é o componente mais básico da boa saúde, e que o sono ruim pode contribuir para vários problemas médicos e até mesmo encurtar a vida.
Em um nível físico e mental, o sono é quando o corpo e a mente são restaurados e reenergizados. Esta é uma das razões por que os doentes tendem a dormir mais, os seus sistemas estão passando por um processo de reparação. Além dos óbvios benefícios físicos, o bom sono pode melhorar a agilidade mental, o humor, a produtividade, as relações pessoais e qualidade de vida global.
2) Quanto tempo se faz necessário para um sono de qualidade? Como saber se estou dormindo o suficiente?
- O tempo de sono varia dependendo do indivíduo. Em média, sete a oito horas por noite é a figura típica, mas o quanto de sono você precisa é determinada por múltiplos fatores.
Se estiver constantemente com sono ou cansado, não está dormindo o suficiente, ou não está usando um sistema de colchão adequado.
Uma boa maneira de saber como anda a qualidade do seu sono é observando alguns sintomas comum em pessoas que dormem pouco ou insuficiente;
Irritabilidade,
Fadiga,
Dificuldade de concentração,
Falta de energia,
Sonolência frequente,
Ganho de peso.
Fique atento e observe estes sinais em seu corpo.
3) Pode um sistema de colchão ou sono fazer uma diferença significativa na qualidade do sono?
- Sim, por várias razões. Uma delas é que um colchão que não é confortável para seu biotipo pode fazer com que tenha dificuldade em adormecer ou de acordar frequentemente durante o sono. Outro problema é que um colchão inadequado pode não fornecer o suporte correto para o sistema musculoesquelético. Cada parte do corpo deve ter a acomodação adequada para seu peso e sua estrutura; Exemplo cabeça, tórax, quadril e pernas. Caso isso não ocorra pode resultar em dor nas costas, rigidez ou cansaço depois de acordado, um problema que pode mantê-lo cansado durante todo o dia.
Especialistas recomendam que o colchão ou sistema de sono seja confortável e forneça o suporte correto, de preferência aqueles que foram certificados e/ou aprovado por organizações homologadas e profissionais nas ciências do sono ou ortopédicas.
4) As pessoas podem compensar a falta de sono por dormir mais nos fins de semana?
- Não. É comum pessoas que tenham o sono inadequado queiram dormir mais nos fins de semana - se não está dormindo o suficiente durante a semana. Se fizer isso, é uma clara indicação de que está incorrendo em uma "dívida de sono" entre segunda e sexta-feira. A única maneira de reduzir a dívida é descansando tanto quanto o seu corpo precisa de cada noite.
5) O exercício pode me manter acordado ou causar insônia?
- Pelo contrário, um programa de exercício físico regular pode ajudar a estabelecer um ciclo entre atividade & descanso, que irá ajudá-lo a dormir melhor à noite. No entanto, não realizar exercício pesados três ou quatro horas antes de dormir, para dar ao corpo tempo para relaxar. Nesse mesmo período de tempo, evitar comer, usar estimulantes, como a nicotina, cafeína ou álcool, que pode atrapalhar o ciclo do sono.
6) Como obter uma boa noite de sono?
- Existem alguns hábitos que pode adotar para melhorar suas chances de bom descanso. Um deles é tentar dormir aproximadamente à mesma hora todos os dias - incluindo fins de semana. Mudanças bruscas aos fins de semanas pode confundir o seu ritmo biológico. Além disso, se seguir a mesma rotina todas as noites enquanto se prepara para dormir, isso ajuda a condição do seu sistema biológico do sono.
A criação de um melhor ambiente de sono pode ajudar. Mantenha seu quarto escuro, fresco e silencioso, a maioria dos médicos aconselham que você mantenha seus aparelhos eletrônicos distantes e desligados.
Source: Better Sleep Council